domingo, 16 de agosto de 2015

Museu de Pré-História de Itapipoca - MUPHI (Secretaria de Educação de Itapipoca-CE)


A edificação do MUPHI (Museu de Pré-História de Itapipoca) foi idealizada para "surgir" de dentro de um outro equipamento ainda em fase de execução, a Biblioteca Municipal de Itapipoca-CE.

Fachada Existente

A proposta para o museu foi o uso de um percurso que simule um "túnel do tempo", de maneira que o visitante realize uma viagem por toda a biodiversidade da região. Se resgata as particularidades, sintetizando com uma linha temporal que parte da pré-história, dos dinossauros, passando pela riqueza da Megafauna, até a arqueologia mais recente.
O percurso começa no Paleomundo "Ceará nos tempos dos dinossauros", neste primeiro âmbito se contextualiza tanto a fauna quanto a flora da região.
A seguir temos a Megafauna, espaço aonde existe a maior riqueza de acervos (fósseis, como por exemplo a Preguiça Gigante).
Ao sairmos deste grande átrio da Megafauna, nos conectamos no segundo pavimento à Arqueologia por meio dos "Humanos Pré-Históricos" e, finalmente, o percurso termina na área mais atual, a cultura indígena.

Salão de Exposições Principais

Salão de Exposições Principais

Início do "Túnel do tempo"
Túnel de Acesso ao 1º Pavimento - Megafauna

Saída do 1º Túnel - Vista Superior do Átrio Central

1º Pavimento - Exposição da Megafauna

1º Pavimento - Exposição da Megafauna

Corte Tridimensional


Nos foi dado alguns objetivos/direções, para orientação ao projeto, idealizados pelo Paleontólogo da Região, o sr. Celso Ximenes:

  • Será um equipamento cultural e científico que conterá as exposições permanentes e temporárias sobre os fósseis e artefatos arqueológicos que são encontrados em várias regiões do Estado do Ceará;
  • Centro de promoção do desenvolvimento humano do Município de Itapipoca;
  • Importante equipamento de suporte para a educação do município, cujas escolas farão nele suas aulas práticas de campo, promovendo atividades externas e a constante reciclagem de professores;
  • O MUPHI terá uma programação permanente de cursos de qualificação profissional para jovens. A ideia é preparar recursos humanos nas áreas de museologia, conservação do patrimônio pré-histórico e histórico, relações humanas, divulgação científica, educação ambiental, educação patrimonial, entre outras;
  • Haverão ainda atividades dirigidas para as pessoas da Terceira Idade e de portadores de necessidades especiais, que terão atenção específica e poderão participar como colaboradores diretos do museu;
  • Organizará eventos, como congressos, simpósios, reuniões técnicas, fóruns, encontros, treinamentos, entre outros.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário